0

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná retomará nesta segunda-feira (8) o julgamento que pode resultar na cassação do mandato do senador Sergio Moro (União-PR), ex-juiz da Operação Lava Jato. Esta será a terceira sessão destinada a analisar o caso, programada para iniciar às 14h. Até o momento, o julgamento está empatado em 1 a 1.

Na segunda-feira (1º), durante o primeiro dia de julgamento, o desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza votou contra a cassação. Já na quarta-feira (3), o desembargador José Rodrigo Sade manifestou-se a favor da cassação. Diante do empate na votação, a desembargadora Claudia Cristina Cristofani pediu vista do processo e suspendeu o julgamento, aguardando mais tempo para análise. Ainda faltam os votos de cinco magistrados.

O tribunal analisa duas ações nas quais o PT, o PL e o Ministério Público Eleitoral (MPE) acusam Moro de abuso de poder econômico pela alegada realização de gastos irregulares durante o período de pré-campanha das eleições de 2022. No final de 2021, Moro estava filiado ao Podemos e realizou atos de pré-candidatura à Presidência da República. Segundo a acusação, esses gastos teriam gerado uma “desvantagem ilícita” em favor dos demais concorrentes ao cargo de senador.

A defesa de Moro, por sua vez, negou as irregularidades na pré-campanha e defendeu a manutenção do mandato. O advogado Gustavo Guedes argumentou que não houve caixa 2 nas eleições e que as acusações de gastos inflados são infundadas. Ele ressaltou que as despesas foram oriundas do Fundo Partidário e que não houve irregularidade nas atividades pré-eleitorais de Moro.

STF deve declarar inconstitucional lei do Espírito Santo sobre porte de armas para vigilantes e seguranças

Artigo anterior

Elon Musk promove o uso de VPN em meio a ameaça de restrição do X no Brasil

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Brasil