0

Um espetáculo natural raro e fascinante encantou os habitantes da região de Trás-os-Montes, em Portugal, na noite deste domingo (26/02): um arco-íris lunar, também conhecido como “moonbow”.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=441581328202965&set=a.196898072671293&type=3&ref=embed_post

O fenômeno, descrito como “extremamente raro” pela página Meteo Trás os Montes – Portugal nas redes sociais, foi registrado em diversas cidades da região, como Bragança e Vila Real.

Como funciona um arco-íris lunar?

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explica que a formação de um arco-íris lunar é similar à de um arco-íris normal, com a diferença de que a luz solar é substituída pela luz lunar.

A luz lunar, ao incidir sobre as gotas de chuva, sofre refração e dispersão, criando o efeito multicolorido do arco-íris. No entanto, a luz lunar é mais fraca que a luz solar, tornando o arco-íris lunar mais tênue e difícil de observar.

O Met Office, equivalente britânico ao IPMA, destaca que os arco-íris lunares foram mencionados pela primeira vez por ninguém menos que Aristóteles, no ano 350 a.C.

Nas redes sociais, internautas compartilharam diversas fotos do arco-íris lunar em Trás-os-Montes, registrando a beleza singular desse fenômeno natural.

https://www.facebook.com/MeteoTrasOsMontes/posts/441589854868779?ref=embed_post

Thaciano celebra classificação e almeja primeira colocação: “Temos que decidir em casa”

Artigo anterior

Uma morte, três pessoas feridas e policiamento reforçado no bairro de Pero Vaz

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Mundo