0

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) anunciou, na última terça-feira, o lançamento do STJ Logos, um sistema de inteligência artificial (IA) desenvolvido para agilizar a análise de processos e aumentar a eficiência dos julgamentos. A ferramenta promete revolucionar o trabalho jurídico ao auxiliar na elaboração de minutas e relatórios, além de identificar argumentos e discordâncias em casos semelhantes, proporcionando um processo decisório mais rápido e preciso.

Embora a inovação represente um marco importante no poder judiciário, o uso de IA já está se tornando uma prática recorrente. Em 2025, a Justiça do Trabalho também adotou sistemas de inteligência artificial para otimizar as análises e tornar as decisões mais assertivas. Além disso, em dezembro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) lançou um sistema próprio, focado em resumir votos, elaborar relatórios e destacar informações essenciais nos processos, antecipando uma tendência crescente de digitalização e automação no setor judiciário.

O STJ Logos representa mais um passo na modernização do sistema judiciário, ao utilizar a tecnologia para reduzir o tempo de análise, promover decisões mais informadas e assegurar uma gestão mais eficiente dos casos.

Inteligência Artificial Revoluciona Segurança Cibernética, Mas Também Aumenta Ameaças

Artigo anterior

TCU Revoga Bloqueio de R$ 6 Bilhões e Permite Retomada dos Pagamentos do Pé-de-Meia

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Política