0

Nesta sexta-feira (22/03), o regime da Rússia tomou uma medida controversa ao acrescentar o “movimento internacional LGBT” à sua lista de organizações extremistas e terroristas. Esta inclusão segue uma decisão da Suprema Corte do país, em novembro do ano passado, que acatou um pedido do Ministério da Justiça para classificar os ativistas LGBTQ+ como extremistas.

De acordo com a agência estatal de notícias RIA, a designação se estende ao “movimento social LGBT e suas unidades estruturais”. Essa lista é gerenciada pela agência Rosfinmonitoring, que tem autoridade para congelar contas bancárias de pessoas ou grupos designados como extremistas ou terroristas.

Atualmente, essa relação contém os nomes de cerca de 14.000 pessoas e entidades, incluindo organizações conhecidas, como o grupo terrorista Al-Qaeda, a empresa americana Meta (proprietária do Facebook e Instagram) e apoiadores do líder oposicionista Alexei Navalny, que faleceu em uma prisão russa em fevereiro deste ano.

Recentemente, um tribunal russo ordenou a prisão preventiva de dois funcionários de um bar gay, acusados de administrarem uma “organização extremista”, marcando o primeiro caso desse tipo após a decisão da Suprema Corte.

Essa medida faz parte de uma série de restrições adotadas pelas autoridades russas, lideradas pelo presidente Vladimir Putin, em prol do que ele considera valores familiares e em oposição à “decadência” dos costumes ocidentais. Essas restrições incluem a proibição da “propaganda gay” entre adultos, tornando ilegal expressões referentes a “relações sexuais não-tradicionais” em público e na mídia, bem como a ampliação das restrições aos “agentes estrangeiros” e a proibição das cirurgias de redesignação sexual.

Essa crescente repressão tem sido acompanhada pelo fechamento de veículos independentes de imprensa, como o jornal Novaya Gazeta e o portal Medusa, pelas autoridades russas ou forçados ao exílio, evidenciando um cenário de crescente violação dos direitos humanos e liberdades civis no país.

Fortes Chuvas Deixam Sete Mortos e Causam Destruição no Rio de Janeiro; Previsão de 200 mm para Sábado

Artigo anterior

Entrega de Centro de Educação Profissional garante futuro promissor para estudantes de comunidade de Porto Seguro

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Mundo