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Dados recém-divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) revelam uma preocupação alarmante: quatro em cada dez redes públicas de ensino no Brasil não estão considerando os efeitos do racismo no desempenho dos estudantes. Essa pesquisa, que é a primeira a monitorar a implementação de políticas educacionais voltadas para a promoção de uma educação antirracista, aponta que, embora muitas escolas possuam normativas em seus projetos pedagógicos, poucas oferecem apoio prático para os professores aplicarem tais diretrizes no currículo escolar. A constatação sugere que, apesar das políticas públicas criadas desde 2003 para combater a discriminação racial nas escolas, sua efetividade ainda é limitada, o que prejudica a formação de um ambiente educacional mais inclusivo e equitativo.

Em paralelo, um incidente na Faculdade de Direito da PUC-SP chama atenção para o debate sobre racismo no ambiente acadêmico. A universidade criou uma comissão para avaliar a possível expulsão de dois alunos filmados fazendo insultos racistas contra estudantes da USP durante os Jogos Jurídicos Estaduais, que ocorreram em Americana, no último sábado. O vídeo, que rapidamente viralizou nas redes sociais, mostra os estudantes proferindo ofensas discriminatórias, o que levou à demissão dos mesmos de seus estágios. A situação gerou uma onda de indignação e destaca a persistência do preconceito em diferentes esferas da sociedade, inclusive no meio acadêmico.

Esses dois episódios colocam em pauta a necessidade urgente de mais ações concretas para combater o racismo, tanto na educação básica quanto no ensino superior, e reforçam o papel fundamental das instituições em promover uma cultura de respeito e inclusão.

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