0

Técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) recomendaram a negativa da autorização para pesquisas de exploração de petróleo na Margem Equatorial, na região do Amapá. O pedido de licença, feito pela Petrobras, foi inicialmente negado em 2023, mas a estatal recorreu da decisão. Atualmente, o recurso está sendo analisado pelo Ibama, e a decisão final será tomada pelo presidente do órgão, Rodrigo Agostinho.

De acordo com fontes envolvidas nas discussões, a recomendação dos técnicos se baseia na ausência de novos elementos apresentados pela Petrobras em relação ao material entregue anteriormente, o que não justifica a revisão da decisão. Um dos pontos mais críticos levantados pelos técnicos envolve o plano de resgate de fauna em caso de derramamento de óleo, considerando os potenciais impactos ambientais significativos de uma eventual exploração na área.

A Petrobras planeja perfurar um poço a aproximadamente 160 km da costa do Oiapoque, no Amapá, e a 500 km da foz do rio Amazonas, com o objetivo de comprovar a viabilidade econômica da exploração na região. Se o licenciamento for concedido, essa seria a primeira autorização emitida pelo Ibama para perfuração na Margem Equatorial, uma área ecologicamente sensível, que abriga ricos ecossistemas marinhos e fluviais.

A demora na decisão gerou críticas por parte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, no início de fevereiro, manifestou insatisfação com o processo, sugerindo que o Ibama estaria agindo de forma contrária aos interesses do governo. Lula defendeu a pesquisa na área, afirmando que a demora na análise do processo de licenciamento poderia ser prejudicial ao desenvolvimento econômico e à política energética do Brasil.

Enquanto a análise do recurso segue em andamento, o debate sobre os impactos ambientais da exploração de petróleo na região continua a polarizar opiniões, com ambientalistas apontando os riscos irreversíveis para a biodiversidade local, e setores do governo defendendo os benefícios econômicos da atividade, que inclui a potencial geração de empregos e o aumento na produção de energia.

Ministro Alexandre de Moraes Defende Soberania Brasileira Após Críticas dos EUA sobre Decisões do STF

Artigo anterior

Deixa alagar! Abertura do carnaval de Salvador foi marcada por chuva, animação e axé

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Brasil