0

Apesar de o Brasil não ter reconhecido formalmente a reeleição de Nicolás Maduro nas eleições presidenciais de julho do ano passado, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva estará presente na cerimônia de posse do presidente venezuelano, marcada para o próximo dia 10. A informação foi confirmada por fontes do Itamaraty, que indicaram que a embaixadora brasileira em Caracas, Gilvania de Oliveira, representará o Brasil no evento. Embora o governo brasileiro tenha evitado acusar diretamente o pleito de fraude, reiterou sua posição de não reconhecer os resultados da eleição até a apresentação das atas oficiais, o que, até o momento, não ocorreu.

No mesmo contexto, as autoridades venezuelanas tomaram uma medida drástica ao oferecer uma recompensa de US$ 100 mil por informações que levem à captura do ex-diplomata e candidato opositor Edmundo González Urrutia, que afirma ter vencido Maduro nas urnas. A denúncia de fraude é respaldada por diversos órgãos internacionais e países, como os Estados Unidos. Mesmo com o fato de González ter fugido para a Espanha em setembro e recebido asilo político, a polícia venezuelana divulgou uma foto sua, estampando a palavra “procurado”, como parte de uma caça a opositores do regime.

González deixou a Venezuela em meio à crescente repressão governamental aos opositores após a eleição contestada. Os protestos contra os resultados foram duramente reprimidos, resultando em 28 mortes, mais de 200 feridos e cerca de 2.400 prisões. Enquanto a situação política na Venezuela continua a gerar tensão, a presença da embaixadora brasileira na posse de Maduro reforça a complexidade da relação entre os dois países e a postura cautelosa adotada pelo Brasil em relação aos eventos venezuelanos.

Governo busca ampliar poder sobre emendas parlamentares e acirra clima político em ano eleitoral

Artigo anterior

FBI conclui que ataque em Nova Orleans foi ação isolada de veterano do Exército; queda nas conspirações violentas de muçulmanos americanos é notada

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Brasil