0

O primeiro dia do Festival Virada Salvador 2025, realizado nesta sexta-feira (27) na Arena Canto da Cidade, foi considerado um sucesso, com mais de 26 mil pessoas presentes. O evento, que se estende até o dia 31 de dezembro, terminou com um saldo positivo em termos de segurança e infraestrutura, sem crimes graves registrados. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o único incidente notável foi um furto, e houve 78 atendimentos gerais relacionados a apoio aos órgãos públicos e à população.

Segurança e Atendimento ao Público

A segurança foi reforçada com a presença das Forças Estaduais, utilizando tecnologias avançadas como o Sistema de Reconhecimento Facial e Plataformas de Observação Elevada. Durante a festa, foram realizados mais de 340 identificações de crianças com pulseiras e 25 documentos perdidos foram recuperados. A Secretaria de Saúde (SMS) contabilizou 72 atendimentos nos módulos assistenciais, sendo a maioria de baixa gravidade, enquanto a Superintendência de Trânsito (Transalvador) não registrou acidentes no entorno da Arena. Além disso, a Blitz Lei Seca abordou 155 condutores, com 18 recusas ao bafômetro e nove notificações por infrações diversas.

Apoio Social e Fiscalização

Em termos de apoio social, a Secretaria Municipal de Promoção Social (Sempre) realizou 33 abordagens, identificando casos de vulnerabilidade e encaminhando crianças em situação de trabalho infantil. A fiscalização do comércio ambulante foi intensificada pela Semop, com 300 agentes garantindo a ordem no evento, e 900 trabalhadores cadastrados atuaram com kits de isopor. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) realizou 244 vistorias e também apreendeu 1.855 panfletos de publicidade irregular e 27 bebidas em garrafas de vidro.

Transporte e Iluminação

O transporte também foi eficiente, com a operação de 89 viagens de ônibus especiais e 463 táxis, que realizaram 1.116 viagens, transportando 3.348 passageiros. A Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) realizou diversos reparos na infraestrutura, como a desobstrução de calhas e a substituição de tampas de concreto, além de correções nas vias. A iluminação da Arena foi assegurada pela Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (DSIP), sem registros de apagões ou falhas no sistema de fornecimento de energia.

Reclamações e Elogios

A Ouvidoria Geral do Município (OGM) registrou 202 manifestações durante a noite, sendo a maioria elogios sobre a organização, atrações e estrutura do evento. No entanto, algumas reclamações foram feitas, principalmente relacionadas ao acesso à Arena, à quantidade de ambulantes e à localização do palco Brisas.

Com a continuidade das festividades, o Festival Virada Salvador 2025 segue em ritmo positivo, com um robusto esquema de segurança e infraestrutura para garantir a tranquilidade do público.

Thaciano Troca o Bahia pelo Santos em Transferência de R$ 30,3 Milhões

Artigo anterior

Mulheres são presas em flagrante com drogas e materiais de tráfico em Salvador

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Capital