0

As fortes chuvas que atingem Salvador desde o último sábado (23) causaram o maior acúmulo de precipitação para um mês de novembro desde 1963. Até a quarta-feira (27), a capital baiana registrou 322,3 mm de chuva, segundo dados do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec/Codesal). Esse volume equivale a quase três vezes a média histórica de chuvas para novembro, que é de 108,22 mm, e coloca o mês como o mais chuvoso em 61 anos na cidade.

O impacto das chuvas foi ainda mais significativo em algumas localidades da cidade, com volumes superiores a 400 mm. Entre as áreas mais afetadas estão San Martin (463,0 mm), Retiro (445,4 mm) e Marechal Rondon (440,0 mm), além de bairros como Boa Vista de São Caetano, Pau Miúdo e Mata Escura. Os maiores acumulados ocorreram nas últimas 48 horas, com destaque para Marechal Rondon (265,4 mm) e San Martin (258,6 mm).

Devido à intensidade das chuvas, a Defesa Civil iniciou o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), enviando mensagens de alerta à população sobre a intensidade das chuvas e a possibilidade de deslizamentos e inundações. Em várias áreas da cidade, como Bom Juá, Calabetão, Saramandaia e Vila Picasso, as sirenes de alerta foram acionadas para informar sobre a situação.

A tragédia mais grave ocorreu em Saramandaia, onde um homem morreu após um deslizamento de terra. Além disso, quatro pessoas ficaram soterradas na mesma região, sendo que três já foram resgatadas. O trabalho de busca e resgate continua para localizar a quarta vítima. As autoridades seguem de plantão, com a Codesal atendendo à população 24 horas pelo telefone 199.

As chuvas e os deslizamentos de terra evidenciam a vulnerabilidade de algumas áreas da cidade, especialmente aquelas que já sofrem com a falta de infraestrutura e saneamento. A Defesa Civil continua monitorando a situação e reforçando as ações de emergência.

PEC que Proíbe Aborto em Casos Especiais é Aprovada na CCJ da Câmara, Gerando Protestos

Artigo anterior

Memphis Depay Anuncia Lançamento de Nova Música “YMS” e Vídeo Clipe para Sexta-feira (29)

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Capital