0

O ex-presidente Jair Bolsonaro será interrogado nesta semana pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito da investigação que apura uma tentativa de golpe de Estado. Esta será a primeira vez que o ex-mandatário prestará depoimento diretamente ao relator da ação penal que envolve o núcleo considerado crucial da trama golpista.

A fase dos interrogatórios coloca frente a frente oito réus e o ministro relator, em audiências que ocorrerão na sede do STF. O primeiro a ser ouvido será o tenente-coronel Mauro Cid, nesta segunda-feira (8). Cid fechou acordo de delação premiada e é considerado peça-chave nas investigações. Os demais réus também estarão presentes com seus advogados.

O cronograma prevê que os réus prestem depoimento em ordem alfabética. Após Mauro Cid, serão ouvidos:

  • Alexandre Ramagem (deputado federal e ex-diretor da Abin),

  • Almir Garnier (ex-comandante da Marinha),

  • Anderson Torres (ex-ministro da Justiça),

  • Augusto Heleno (ex-ministro do GSI),

  • Jair Bolsonaro,

  • Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa),

  • Walter Braga Netto (ex-ministro e ex-candidato a vice-presidente).

Na última sexta-feira (6), Bolsonaro afirmou que não pretende fazer “lacração” durante seu depoimento à Corte. Ele também tem convocado apoiadores a acompanharem a sessão.

A ação penal envolve a suspeita de que o grupo teria articulado um plano para subverter o resultado das eleições de 2022 e manter Bolsonaro no poder. As investigações já reúnem depoimentos, mensagens e documentos obtidos em operações da Polícia Federal, incluindo o conteúdo da delação de Mauro Cid.

As audiências são consideradas decisivas para o andamento da ação, que pode resultar em condenações por crimes como tentativa de golpe, associação criminosa e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Governo vai rever decreto do IOF e aumentar imposto sobre bets e lucros de instituições financeiras

Artigo anterior

Protestos em Los Angeles levam Trump a enviar Guarda Nacional e proibir reuniões no centro da cidade

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Política