0

Os uruguaios foram às urnas ontem para o segundo turno das eleições presidenciais e elegeram, com 49,84% dos votos, o esquerdista Yamandú Orsi, professor de história de 57 anos. Representante da Frente Ampla, Orsi derrotou o candidato da aliança governista, Álvaro Delgado, de 55 anos, do Partido Nacional. O novo presidente substituirá Luis Lacalle Pou a partir de 1º de março.

Em um discurso emocionado para milhares de apoiadores no calçadão da Cidade Velha, em Montevidéu, Orsi declarou que a vitória era “uma noite de muitos agradecimentos” e fez um apelo à unidade, dizendo que “aqueles que abraçam outra bandeira também terão que nos ajudar a construir um país melhor”.

Uma das figuras mais influentes da América Latina, o ex-presidente Pepe Mujica, a seis meses de completar 90 anos, esteve presente nas celebrações e dançou ao final do dia, após ter ido votar em sua pequena fazenda nos arredores da capital. A vitória de Orsi é histórica, pois ele se torna o primeiro presidente eleito desde a redemocratização do Uruguai que não nasceu na região de Montevidéu. Ao contrário dos seus antecessores, como Julio María Sanguinetti, 88 anos, e Mujica, seu padrinho político, Orsi fugiu à lógica e vem da cidade de Canelones, desafiando a centralização do poder na capital.

Com sua eleição, Orsi representa uma nova etapa política para o Uruguai, com perspectivas de mudanças significativas, principalmente em relação à gestão do governo e ao processo de governança.

Governo Apresenta Projeto de Lei para Bloqueio de Emendas Parlamentares e Corte de Gastos no Orçamento

Artigo anterior

Hezbollah Responde com Mísseis a Ataques Israelenses em Beirute; Conflito No Oriente Médio Se Intensifica

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Política