0

O jogador do Real Madrid, Vinicius Júnior, manifestou-se sobre a condenação de três torcedores do Valencia por insultos racistas dirigidos a ele durante uma partida, em uma declaração que ecoou além das fronteiras do futebol espanhol.

Nesta segunda-feira (10), a LALIGA anunciou que os torcedores foram condenados a oito meses de prisão, proibidos de frequentar estádios do Campeonato Espanhol por dois anos e responsabilizados pelos custos do processo, marcando assim a primeira sentença condenatória por insultos racistas em um estádio na história do futebol espanhol.

Em sua resposta, Vinicius Júnior afirmou: “Muitos pediram para que eu ignorasse, outros tantos disseram que minha luta era em vão e que eu deveria apenas ‘jogar futebol’. Mas, como sempre disse, não sou vítima de racismo. Eu sou algoz de racistas. Essa primeira condenação penal da história da Espanha não é por mim. É por todos os pretos”.

https://x.com/vinijr/status/1800180515317633169

O atacante da Seleção Brasileira acrescentou: “Que os outros racistas tenham medo, vergonha e se escondam nas sombras. Caso contrário, estarei aqui para cobrar. Obrigado a La Liga e ao Real Madrid por ajudarem nessa condenação histórica. Vem mais por aí”.

A condenação dos torcedores se deu por “delito contra a integridade moral” com agravante de discriminação por motivos racistas, conforme previsto no Código Penal espanhol. Durante a audiência, os acusados leram uma carta de desculpas a Vinicius Júnior, à LALIGA e ao Real Madrid.

O presidente da LALIGA, Javier Tebas, celebrou a sentença como um marco na luta contra o racismo na Espanha, declarando: “Esta sentença é uma ótima notícia para a luta contra o racismo na Espanha, pois repara os danos sofridos por Vinicius Júnior e envia uma mensagem clara para aquelas pessoas que vão a um estádio de futebol para insultar: LALIGA irá detectá-los, denunciá-los e haverá consequências criminais”.

O incidente ocorreu em maio de 2023 durante o confronto entre Valencia e Real Madrid, no estádio Mestalla, casa do Valencia, quando torcedores do time mandante insultaram Vinicius Júnior com gritos de “mono” (macaco, em espanhol), levando à interrupção do jogo aos 24 minutos do segundo tempo.

Na Bahia Farm Show, nesta terça (11), Jerônimo Rodrigues participa de lançamentos e prestigia estandes de secretarias estaduais

Artigo anterior

Movimento Plástico Transforma realiza mutirão de limpeza simultâneo no Brasil e reúne mais de 290 voluntários

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Esporte