0

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pretende apresentar e votar o projeto de lei da dívida dos estados na próxima semana. A análise pela Câmara deve ocorrer após o recesso parlamentar, em agosto.


Pacheco acelera votação de projeto sobre dívida dos estados antes do recesso

Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, quer agilizar a tramitação do projeto de lei da dívida dos estados. A proposta será apresentada e votada na próxima semana, para que a Câmara dos Deputados possa discutir o tema após o recesso parlamentar, em agosto. O assunto ganhou destaque nas últimas semanas, e a meta é deixar tudo pronto para um debate imediato na volta das atividades.

Detalhes do projeto de lei

O projeto de lei prevê uma taxa de juros equivalente à variação mensal do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acrescido de 4% ao ano, condicionados à adesão ao Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados junto à União (Propag) até a quitação total das dívidas. Estados que reduzirem em no mínimo 20% a dívida apurada por meio de ativos poderão ter uma taxa de juros de IPCA acrescido de 2% ao ano.

Destinação dos recursos

Parte dos juros excedentes ao IPCA nos aditivos contratuais poderá ser revertida integralmente para investimentos no próprio estado, em áreas como infraestrutura, segurança pública, educação, prevenção e combate a calamidades climáticas, e ensino médio técnico. A destinação dos recursos dependerá dos investimentos obrigatórios já realizados pelos estados em cada uma dessas categorias. Por exemplo, se um estado já atinge o máximo exigido para educação, o recurso poderá ser direcionado para outra área onde o limite obrigatório ainda não foi cumprido.

Expectativas e ajustes

Apesar dos esforços para alcançar um consenso antes da apresentação do projeto, parlamentares esperam eventuais alterações durante a tramitação. O texto é visto como um ponto de partida para as negociações, e ajustes poderão ser feitos para atender às diferentes demandas dos estados.

Próximos passos

Com a votação no Senado prevista para a próxima semana, a expectativa é que a Câmara dos Deputados inicie o debate sobre a proposta logo após o recesso parlamentar, garantindo que o projeto avance ainda em 2024.

WhatsApp pode ganhar recurso de criação de imagens de perfil por IA

Artigo anterior

Projeto de lei agrava penalidades por sexismo no esporte

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Brasil