0

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), enfatizou neste domingo (5) a importância de medidas rápidas e urgentes para a reconstrução do Rio Grande do Sul após as fortes chuvas que assolaram o estado. Durante uma reunião com autoridades, realizada em um centro de operações do Exército em Porto Alegre e aberta para a imprensa, Pacheco ressaltou a necessidade de agilidade no trabalho dos parlamentares para liberar os recursos necessários à recuperação.

Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e de demais ministros, Pacheco destacou a dimensão nacional da tragédia e defendeu a união dos poderes para atender às demandas da população gaúcha. “A liberação das emendas para os parlamentares do Rio Grande do Sul haverá de ser uma prioridade. A liberação de recursos hoje alocados nas comissões do Parlamento brasileiro devem ter como prioridade o Rio Grande do Sul”, afirmou.

O presidente do Senado também enfatizou que as políticas dos ministérios de Estado devem estar focadas prioritariamente para o Rio Grande do Sul. Ele anunciou que a partir da segunda-feira (6), deputados e senadores iniciarão a elaboração de leis ordinárias, complementares e emendas à Constituição para socorrer o estado.

Pacheco ressaltou o compromisso republicano de união dos poderes e de união federativa em torno da tragédia que afetou o Rio Grande do Sul, classificando-a como uma “tragédia nacional”. Ele se comprometeu a retornar a Brasília com a obrigação de trabalhar para socorrer o estado e defendeu a adoção de soluções excepcionais e atípicas para enfrentar a situação.

Entre as medidas propostas pelo senador estão a liberação de emendas parlamentares, recursos alocados nas comissões do Congresso Nacional e a priorização das políticas dos ministérios para o Rio Grande do Sul. Pacheco defendeu a adoção de novas leis e emendas constitucionais para garantir segurança jurídica na execução das ações emergenciais, destacando a necessidade de união para além das divisões políticas e ideológicas.

 

 

 

Fonte: CNN BRASIL

Presidente da Câmara dos Deputados pede ações urgentes para socorrer vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Artigo anterior

Ministro do STF destaca união de esforços para resgate e reconstrução no Rio Grande do Sul

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Brasil