0

Durante o mês de agosto, edifícios públicos como o Senado Federal e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram iluminados com a cor dourada, simbolizando a campanha de incentivo ao aleitamento materno conhecida como Agosto Dourado. Esta iniciativa tem como objetivo promover a conscientização sobre os benefícios do leite materno e combater mitos e desinformação circulantes nas redes sociais.

O que é o Agosto Dourado?

O Agosto Dourado é uma campanha nacional estabelecida por lei em 2017 no Brasil, que tem como foco destacar a importância do aleitamento materno. A cor dourada faz referência ao padrão ouro de qualidade do leite materno, considerado a melhor fonte de nutrição para bebês, segundo o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Objetivos da Campanha

Este ano, a campanha busca não apenas promover os benefícios da amamentação, mas também enfrentar a desinformação sobre o tema. Mitos, como a ideia de que o leite materno pode ser “fraco” ou que doar leite materno reduz a produção da mãe, são alvos principais da campanha.

Ação Internacional

O incentivo à amamentação é uma prática global. A Semana Mundial de Aleitamento Materno, celebrada entre 1º e 7 de agosto em mais de 120 países, foi criada em 1992 pela OMS e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A campanha brasileira foi estendida para todo o mês de agosto e é conhecida como Agosto Dourado.

Medidas Adotadas

Para reforçar a importância do tema, diversos prédios públicos foram iluminados em dourado durante o mês. Além do Senado e do STF, outras ações incluem:

  • Palestras e eventos educativos;
  • Divulgação em mídias e espaços públicos;
  • Reuniões comunitárias sobre a importância da amamentação.

Mensagem Principal

A principal mensagem da campanha é que o leite materno é essencial para a proteção da saúde do bebê. Ele previne doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além de reduzir a mortalidade infantil e o risco de desenvolvimento de condições como hipertensão e obesidade na vida adulta. Para as mães, a amamentação previne hemorragias e cânceres, além de fortalecer o vínculo afetivo com o bebê.

Recomendações dos Especialistas

Especialistas em saúde materno-infantil recomendam que o aleitamento materno comece na primeira hora de vida e seja a única fonte de alimentação durante os primeiros seis meses. A duração do aleitamento está frequentemente associada à renda familiar, com desigualdades acentuadas por fatores como a ausência de licença-maternidade para mães no setor informal.

Políticas Públicas no Brasil

Em 2023, o Brasil sancionou uma lei criando o selo “Empresa Amiga da Amamentação”, para incentivar as empresas a apoiar a amamentação. “A manutenção de locais adequados para a amamentação ou coleta de leite materno não é apenas um gesto de empatia, mas uma ação que reverbera positivamente na saúde e bem-estar de seus colaboradores e, consequentemente, na produtividade e satisfação no ambiente de trabalho,” afirmou a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB), que relatou a lei.

O Agosto Dourado, com suas diversas ações e medidas, busca fortalecer a conscientização sobre a amamentação, promover a saúde infantil e apoiar as mães no importante papel de nutrir e cuidar de seus filhos.

Nova Lei Garantirá Visitas de Crianças e Adolescentes a Pais Internados a Partir de Fevereiro de 2025

Artigo anterior

Polícia Federal Ratifica Indiciamento de Delegados e Comissário por Suposta Obstrução no Caso Marielle Franco

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Brasil