0

A Lei nº 14.735/2023, conhecida como Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis, trouxe mudanças profundas na estrutura das Polícias Civis de todo o país e impactará diretamente os concursos públicos para a carreira policial. Em vigor desde 2023, a norma cria uma padronização mínima de cargos, funções e critérios de ingresso, respeitando a autonomia dos estados e do Distrito Federal.

Antes da nova legislação, cada estado organizava sua Polícia Civil de forma independente. Agora, a carreira passa a ser estruturada em três funções principais:

  • Delegado de Polícia: responsável por presidir investigações e representar judicialmente medidas cautelares;

  • Oficial Investigador: novo cargo que substitui antigas funções como agente, escrivão e inspetor, atuando na apuração de crimes e diligências;

  • Perito Oficial Criminal: encarregado da produção técnica e científica de provas, vinculado a institutos como o IML e o de Criminalística.

Outra mudança importante é a exigência de nível superior para todos os cargos, além da previsão de critérios objetivos de progressão na carreira e a atuação obrigatória da Escola Superior de Polícia Civil nos processos de formação e capacitação.

Os conteúdos programáticos dos concursos também mudam, e agora deverão incluir a própria Lei Orgânica, que será cobrada em provas objetivas, discursivas e estudos de caso. As disciplinas tradicionais como Direito Constitucional, Administrativo, Penal, Criminologia e Direitos Humanos continuam mantidas.

Adaptação nos estados segue em ritmos diferentes

Segundo levantamento do QConcursos, até abril de 2025, Acre, Sergipe, Espírito Santo, Ceará, Tocantins e Piauí já haviam finalizado o processo de unificação de cargos. Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul estão em fase de transição. Outros estados, como Bahia, Pará e Pernambuco, ainda não se manifestaram oficialmente.

Em Minas Gerais, a publicação de um edital com cargos antigos e incompatíveis com a nova lei gerou questionamentos judiciais, mesmo com um projeto de unificação em andamento.

Concursos devem ficar mais disputados

Com a valorização da carreira e maior clareza sobre as funções, a expectativa é de que os concursos da Polícia Civil fiquem ainda mais concorridos. Além da formação superior obrigatória, os candidatos precisarão se atualizar com a nova legislação e adaptar seus estudos à nova estrutura das provas.

Bahia encara o Ceará fora de casa em busca de reação no Brasileirão

Artigo anterior

Maratona Salvador 2025 altera trânsito em diversos trechos da capital no fim de semana

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Notícias