0

O Governo da Bahia está investindo cerca de R$ 12,2 milhões para garantir mais segurança e apoio à saúde durante os festejos de São João de 2025. A iniciativa vai atingir 13 municípios do interior e Salvador, a ação terá focará na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), atendimentos ambulatoriais e auxílio às vítimas de acidentes com fogos de artifício e queimaduras, que são comuns nesse período.

A iniciativa se soma a criação de 13 estandes de testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C, sendo um deles instalado em Salvador e os outros em cidades com grandes eventos, como Amargosa, Cruz das Almas, Senhor do Bonfim e Ibicuí. Além disso, na capital, haverá três postos de saúde temporários, localizados no Pelourinho, em Paripe e no Parque de Exposições.

Os estandes terão capacidade para realizar até mil testes por dia, com a expectativa de ultrapassar 50 mil exames realizados durante as festividades, um número bem superior aos 20 mil testados em 2024, quando a ação foi realizada em sete municípios.

“Nosso compromisso com a vida e com o cuidado se fortalece ainda mais neste período, em que milhares de baianos e visitantes se reúnem para celebrar o São João. Com esta estrutura, garantimos acesso à saúde, promovemos a prevenção e acolhemos quem precisa”, afirmou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

Estrutura e Prevenção

O reforço ainda conta com uma ampliação interessante. Além dos 13 estandes de testagem, que funcionarão de 18 a 29 de junho, a operação contará com 3.540 plantões extras nas unidades estaduais e equipes de ouvidoria, corregedoria e vigilância em saúde. Também serão distribuídos um milhão de preservativos.

As cidades que receberão apoio são: Salvador, Cruz das Almas, Amargosa, Santo Antônio de Jesus, Ibicuí, Alagoinhas, Irecê, Senhor do Bonfim, Camaçari, Itaberaba, Jequié, Cachoeira e Eunápolis. Em 2024, em sete municípios, foram diagnosticados 209 casos de sífilis, 21 de HIV, 13 de hepatite C e 4 de hepatite B.

Essa estratégia para o São João de 2025 representa uma ampliação significativa da ação, já que no ano passado apenas sete cidades contaram com estandes. “A presença da saúde pública é essencial em locais com grandes aglomerações, especialmente nas festas populares. Essa ação preventiva e assistencial pode salvar vidas, reduzir riscos e fortalecer o SUS”, ressaltou Roberta Santana.

Destaque no Atendimento a Queimaduras

Além disso, a operação vai reforçar os plantões no Hospital Geral do Estado (HGE), que conta com um Centro de Tratamento de Queimados. O HGE terá cerca de 200 profissionais trabalhando para oferecer atendimento especializado. O centro funciona 24 horas e possui leitos de UTI e enfermaria, além de um centro cirúrgico, para atender pacientes vítimas de queimaduras.

O HGE é um dos melhores centros de tratamento de queimaduras do país, oferecendo cuidados especializados e com foco em recuperação.

Casos em Queda, Mas Crianças Continuam em Risco

Em 2024, os atendimentos por queimaduras nas unidades estaduais caíram de 71 para 66, uma redução de 7%. O HGE foi responsável pela maioria dos casos, com 47 atendimentos nos dois anos. Importante destacar que quase 45% dos atendimentos envolvem crianças com menos de 13 anos.

Embora os números de atendimentos tenham diminuído, o alerta ainda é válido. A presença de tantas crianças entre as vítimas reforça a necessidade de pais e responsáveis redobrarem a atenção para prevenir acidentes durante as festas.

Fonte: Ascom/Sesab

Ministério Público Federal pede suspensão do leilão de blocos de petróleo na Foz do Amazonas

Artigo anterior

Municípios da Bahia Recebem Mega Reforço em Segurança e Programação Cultural Diversificada para São João 2025

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Capital