0

Durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o Conselhão, realizada no Palácio do Itamaraty, ministros brasileiros utilizaram seus discursos para rechaçar a recente tentativa de golpe de Estado na Bolívia, ocorrida na quarta-feira. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, destacou que a democracia é um valor fundamental para o Brasil, enfatizando que o país está comprometido com a defesa da ordem constitucional na região.

“A reunião de hoje simboliza o espírito de diálogo plural e inclusivo que também caracteriza nossa política externa. A democracia é um valor fundamental para o Brasil, como reafirmamos ontem ao rechaçar a inaceitável tentativa de golpe na Bolívia”, declarou Vieira.

No mesmo evento, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, elogiou a postura firme do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do chanceler Mauro Vieira diante da crise boliviana.

“Agradeço a postura firme da diplomacia brasileira e do presidente Lula diante do fato recente de ontem, em que mais uma vez a democracia na América Latina esteve em risco. A posição do Lula e do Mauro Vieira foi decisiva para apoiar as forças democráticas da Bolívia e dizer que não aceitamos mais ditaduras e golpes na América Latina”, afirmou Padilha.

Na quarta-feira, o Ministério das Relações Exteriores já havia publicado uma nota oficial condenando a tentativa de golpe na Bolívia, manifestando apoio ao presidente Luis Arce e ao povo boliviano, e prometendo manter contato permanente com as autoridades bolivianas para reafirmar o compromisso com a vigência democrática na região.

Diplomacia Brasileira Monitora Tentativa de Golpe na Bolívia para Reunião do Mercosul em Julho

Artigo anterior

Nasa Paga SpaceX para Desenvolver Veículo que Retirará Estação Espacial Internacional de Órbita

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Brasil