0

A cidade de Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina, sedia neste fim de semana a Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC). Um dos momentos mais aguardados do evento, que reúne figuras importantes do cenário político nacional e internacional, será o discurso de encerramento do presidente da Argentina, Javier Milei, neste domingo (7) às 16h (horário de Brasília). Milei, que desembarcou no Brasil na noite de sábado (6), também tem encontros agendados com empresários da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e com o governador catarinense Jorginho Mello (PL).

O presidente argentino está acompanhado de sua irmã e secretária-geral da Presidência, Karina Milei, do ministro da Defesa, Luis Petri, e do porta-voz da Casa Rosada, Manuel Adorni. A visita de Milei ao Brasil ocorre em meio a recentes polêmicas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Durante a campanha, Milei chamou Lula de “corrupto” e “comunista”, e recentemente questionou a necessidade de pedir desculpas ao líder brasileiro. Em entrevista à CNN, o porta-voz Adorni afirmou que a decisão de cancelar a ida de Milei à Cúpula do Mercosul, em Assunção, não está relacionada a essas declarações.

O governo brasileiro está atento à visita de Milei, especialmente aos seus discursos públicos. Caso o presidente argentino insista em críticas a Lula, existe a possibilidade de convocação do embaixador do Brasil na Argentina para consulta diplomática, um gesto que sinaliza descontentamento no direito internacional.

O evento CPAC, trazido ao Brasil pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) em 2019, reúne nomes do conservadorismo nacional e internacional para discutir estratégias eleitorais e a expansão do pensamento conservador. Entre os palestrantes estão o ex-presidente Jair Bolsonaro, o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o governador de Santa Catarina Jorginho Mello (PL).

Ontem, Bolsonaro criticou a imprensa após ter sido indiciado pela Polícia Federal junto com outras 11 pessoas. Em seu discurso, o ex-presidente se colocou à disposição para uma entrevista ao vivo, sem edições, para discutir qualquer assunto. Tarcísio de Freitas, por sua vez, defendeu a implementação de escolas cívico-militares em São Paulo, destacando que a medida é criticada por alguns setores, mas considera incompreensível a oposição ao projeto.

A CPAC, versão brasileira do evento americano fundado em 1974, tem como objetivo reunir lideranças conservadoras e discutir a defesa da Constituição e estratégias políticas. A edição deste ano, organizada pelo Instituto Conservador Liberal (ICL), presidido por Eduardo Bolsonaro, acontece no Expocentro de Balneário Camboriú, com participação presencial e transmissão virtual disponível na plataforma do evento.

 

*Publicado por Lucas Schroeder, com informações de Luciana Taddeo

 

 

Fonte: CNN Brasil

Javier Milei Realiza Primeira Visita ao Brasil como Presidente da Argentina em Evento Conservador

Artigo anterior

Relatório Final Sobre Imposto de Bens e Serviços Será Apresentado na Câmara

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Brasil