0

O telescópio espacial Hubble capturou uma impressionante imagem do núcleo da galáxia UGC 11397, localizada a cerca de 250 milhões de anos-luz da Terra. A imagem revela detalhes do centro galáctico onde reside um buraco negro supermassivo com uma massa equivalente a 174 milhões de sóis.

Classificada como uma galáxia Seyfert Tipo 2 — um tipo raro de galáxia com núcleo ativo parcialmente oculto por uma densa nuvem de poeira —, a UGC 11397 abriga um dos núcleos mais energeticamente intensos do universo. O buraco negro central está em pleno processo de “alimentação”, engolindo poeira, gás e até estrelas que se aproximam demais de sua gravidade extrema.

Apesar do núcleo estar parcialmente encoberto, os instrumentos do Hubble, capazes de observar em diferentes comprimentos de onda, permitiram revelar estruturas e atividades invisíveis para telescópios ópticos convencionais. Segundo astrônomos da NASA, essas observações são fundamentais para entender como buracos negros influenciam a evolução das galáxias onde estão inseridos.

A nova imagem será incorporada a um estudo mais amplo sobre núcleos galácticos ativos e deve ajudar os cientistas a refinar os modelos sobre o crescimento de buracos negros ao longo do tempo cósmico.

Europa enfrenta recordes de calor e fecha escolas diante de risco à saúde pública

Artigo anterior

Série coreana Round 6 quebra recorde de audiência na Netflix com terceira temporada

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Notícias