0

Com uma atuação sólida e corajosa, o dinamarquês Holger Rune, de 21 anos, superou o favoritismo de Carlos Alcaraz e encerrou neste domingo (20) uma invencibilidade de nove jogos do espanhol no Torneio de Barcelona. Com parciais de 7/6 (8/6) e 6/2, Rune conquistou seu quinto título na carreira e, de quebra, garantiu o retorno ao top 10 do ranking da ATP.

Foi apenas sua segunda vitória em quatro confrontos diretos com Alcaraz, atual vice-líder do ranking. A performance foi um marco não apenas pelo nível técnico, mas também pela resiliência do dinamarquês, que, após abandonar o Masters 1000 de Montecarlo na semana anterior por uma intoxicação alimentar, mostrou recuperação impressionante no saibro catalão.

“Foi uma partida incrível”, afirmou Rune após o título. “No começo, fiquei um pouco estressado, porque o Carlos obviamente joga um tênis de alto nível. Precisei respirar bastante e encontrar meu ritmo”, explicou o sexto cabeça de chave do torneio e agora novo número 9 do mundo.

A virada no primeiro set foi crucial. Mesmo após sofrer uma quebra de saque, Rune não se abateu e reagiu com força. Chegou a desperdiçar dois set points com Alcaraz sacando em 4-5, mas conseguiu fechar o tie-break após erro não forçado do espanhol. “O primeiro set foi uma grande batalha e era superimportante vencê-lo. Estou muito orgulhoso de mim mesmo”, completou.

No segundo set, Alcaraz precisou de atendimento médico após o terceiro game, e não voltou a apresentar seu melhor desempenho. Rune, por outro lado, manteve o foco e confirmou sua superioridade em quadra. Inspirado por Novak Djokovic — que venceu Alcaraz na final olímpica de Paris-2024 —, o jovem dinamarquês adotou uma estratégia parecida.

“Quando meu saque foi quebrado no primeiro set, pensei que não precisava acertar todos os golpes na linha”, contou Rune. “Me perguntei: ‘O que Novak fez quando o derrotou?’. Tentei jogar naquele estilo, acertando muitas bolas. Estou muito feliz com a forma como mantive a compostura. Fui muito corajoso.”

Com a derrota, Alcaraz perde a vice-liderança do ranking para Alexander Zverev, campeão em Munique, por uma diferença mínima de apenas cinco pontos. Já Rune, em ascensão, prova mais uma vez por que é considerado um dos nomes mais promissores da nova geração do tênis mundial.

Lucas Braga brilha no Maracanã e garante empate heroico para o Vitória contra o Fluminense

Artigo anterior

Ahmad Hassanzada é preso por acusação de abuso sexual e está fora de estreia no UFC

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Esporte