0

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República interceptou 13 drones em eventos dos quais o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou neste ano. O caso mais recente de derrubada de drone pelo GSI aconteceu na última sexta-feira (5), em Diadema (SP), durante a visita de Lula às obras do Quarteirão da Educação. O evento que mais registrou drones interceptados foi a Caminhada do Dois de Julho, em Salvador, onde três aeronaves foram abatidas na celebração da Independência do Brasil na Bahia.

Por que o GSI derruba drones?

O GSI é responsável pela segurança do presidente e qualquer drone abatido não estava cadastrado para ser utilizado nos eventos. Para garantir que nenhum drone sem identificação represente uma ameaça ao presidente, o GSI os intercepta. Com a intensificação da agenda de viagens de Lula pelo país no segundo semestre, devido às eleições municipais, o GSI deve redobrar a atenção ao uso de drones nos eventos em que o presidente estiver presente.

Percepção de Riscos

A popularização do uso de drones aumenta a percepção de riscos entre os agentes de segurança. O GSI informa que acompanha a evolução tecnológica, adquirindo equipamentos atualizados e capacitando constantemente seus agentes para estarem preparados para qualquer eventualidade. Em um ano e meio, 14 agentes do GSI atuaram na operação do equipamento antidrone, que invade a frequência de comunicação de drones suspeitos, permitindo o controle do dispositivo. Assim, a aeronave pode retornar a seu dono ou ser derrubada.

Antes do início da campanha eleitoral, em junho de 2022, um drone sobrevoou o local onde aconteceria um evento do PT em Uberlândia, Minas Gerais, despejando um “líquido de mau cheiro” sobre apoiadores de Lula, à época pré-candidato à Presidência. Na posse, em 1º de janeiro de 2023, um drone foi abatido na Esplanada dos Ministérios. O então ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou na ocasião que se tratou de uma medida de precaução, sem certeza de que era um ato hostil.

Com a ampliação da agenda de viagens de Lula, o GSI continuará a aprimorar suas medidas de segurança, garantindo que eventos com a presença do presidente ocorram sem incidentes causados por drones não autorizados.

Nicolas Cage Revela Medo de Inteligência Artificial e Proíbe Uso de Sua Imagem Após a Morte

Artigo anterior

Ex-aliados e Desafetos de Bolsonaro São Espionados pela ‘Abin Paralela’, Revela PF

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Brasil