0

Nesta segunda-feira (23), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) manifestou seu apoio à retomada do horário de verão como uma estratégia para ajudar a conter os custos da energia elétrica. “Defendo o horário de verão. Não é possível fazer agora enquanto não acabar a eleição. Precisa verificar o quanto ajuda. Mas um pouco, ajuda. Isso ajuda a poupar mais”, afirmou.

A proposta surge após o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) recomendar o retorno do horário de verão na semana passada, embora o governo ainda não tenha tomado uma decisão a respeito. Alckmin também abordou o uso de termelétricas na geração de energia, ressaltando que, apesar de não haver risco imediato de falta de energia, a utilização excessiva dessas usinas eleva os preços. “Se diminuirmos o uso de termelétricas, vamos segurar mais o preço da energia”, destacou.

As usinas termelétricas, que operam com combustíveis fósseis, são frequentemente acionadas em períodos de baixa produção das hidrelétricas, como durante a seca. O custo elevado gerado pelo uso dessas usinas é repassado aos consumidores, encarecendo as contas de luz e contribuindo para as emissões de gases de efeito estufa, o que contraria as metas de descarbonização do governo. “É urgente a descarbonização”, enfatizou Alckmin.

O horário de verão é visto como uma alternativa viável para reduzir o consumo de energia durante os horários de pico, já que a maior iluminação natural no final do dia tende a diminuir a demanda elétrica, aliviando a pressão sobre as termelétricas.

STF Suspende Audiência sobre Invasão ao CNJ por Parte da Deputada Carla Zambelli

Artigo anterior

Brasil Condena Ataques em Líbano e Recomenda Saída de Brasileiros da Região

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Política