0

Os Estados Unidos apresentaram uma nova proposta de acordo ao Irã com o objetivo de limitar o programa de enriquecimento de urânio iraniano. Segundo fontes diplomáticas do Irã e da Europa, o plano prevê que Teerã possa manter o enriquecimento apenas em níveis energéticos, ou seja, suficientes para alimentar suas usinas nucleares, mas sem potencial militar.

A proposta, formulada durante o governo Donald Trump, prevê ainda uma segunda fase: a construção de plantas de enriquecimento em países vizinhos, que ficariam responsáveis por fornecer o combustível nuclear ao Irã, reduzindo assim o controle direto de Teerã sobre o ciclo completo do urânio.

Em troca, o Irã teria de desmantelar sua infraestrutura nuclear mais sensível, o que incluiria centrífugas avançadas e reservas de urânio altamente enriquecido. O objetivo seria evitar que o país possa desenvolver uma bomba atômica a médio ou longo prazo.

A nova proposta surge em um momento de tensão contínua entre os dois países e pode sinalizar uma tentativa de reabertura diplomática, apesar das profundas desconfianças mútuas e da retirada dos EUA do acordo nuclear de 2015 (JCPOA) durante a gestão Trump.

Portugal dá 20 dias para mais de 5 mil brasileiros deixarem o país voluntariamente

Artigo anterior

Governo da Bahia decreta ponto facultativo nos dias 20 e 23 de junho e anuncia antecipação de pagamento de 50% do salário dos servidores

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Notícias