0
Vinícius Nunes
Viniciusnunes@portal2dejulho.com.br
A maioria dos trabalhadores brasileiros fica ansiosa quando chega o primeiro de maio. Para muitos é um dia de folga e descanso, principalmente quando ele ocorre em um dia de semana colado com o final dela, como é o caso deste ano, que caiu em uma segunda-feira. Agora muitos não devem saber o motivo disso e a intenção deste texto é trazer a origem deste feriado mundial.
Primeira informação que muitos podem desconhecer é que o Brasil é um dos mais de oitenta países que comemoram o feriado do dia primeiro de maio. Apesar de originalmente ser chamado de dia internacional do trabalhador, muitos locais, inclusive o Brasil, chamam de dia do trabalhador para homenagear os trabalhadores que participaram da Revolta de Haymarket ocorrida em Chicago, Estados Unidos, no ano de 1886.
Essa revolta de Haymarket foi uma reunião de operários idealizada pela Federação Americana do Trabalho que juntou milhares de operários que concordaram com as seguintes exigências: Diminuição de 13 para 8 horas de jornada de trabalho, aumento dos salários, descanso semanal e férias. Eles se juntaram e tomaram as ruas de Chicago no início de maio e, depois de um grande confronto com a polícia, uma bomba explodiu, matando vários trabalhadores e ferindo diversos outros.
Esse evento teve repercussão mundial e inspirou diversos movimentos pelo mundo. No Brasil teve a greve geral de São Paulo entre os meses de junho e julho de 1917 e as exigências eram as mesmas do movimento norte-americano com alguns outros itens como: proibição do trabalho feminino à noite e fim do trabalho infantil. Por fim, depois de muita luta e conquistas de direitos trabalhistas por parte dos trabalhadores, o então presidente do Brasil, Artur Bernardes, em 1925, instituiu o Dia do Trabalho no Brasil no dia 1º de Maio.
O dia primeiro de Maio acabou ganhando ainda mais importância durante a era Vargas no Brasil (1930-1945) quando, o governante do país, Getúlio Vargas criou o salário mínimo em 1940. Na mesma data, mas em 1943, ele criou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLTs). Essas leis fazem parte da realidade brasileira até hoje e ajudaram Getúlio a ter grande popularidade com os trabalhadores na época, mesmo com o fato de ele ter assumido o país após um golpe de Estado e ter se perpetuado no poder durante 15 anos.
(Foto: Ilustração)

Ivete completa 51 anos neste sábado (27) e comemora data em Portugal 

Artigo anterior

Imagens de abuso sexual infantil online crescem 70% no Brasil em 2023

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Nacionais