0

Na próxima quarta-feira (8), o Brasil lembrará os dois anos do ataque à democracia que abalou a nação, com a destruição de bens culturais e a tentativa de golpe contra os Três Poderes. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará de uma solenidade em Brasília para marcar a data, que será de reflexão e resgaste da memória histórica dos danos causados pelos atos de grupos bolsonaristas.

A cerimônia terá início às 9h30 e contará com uma extensa programação. A principal ação será a devolução das 21 obras de arte que foram destruídas nos ataques e que, após restauradas, serão entregues ao patrimônio público. Entre as peças que retornam, destaca-se um relógio do século 17, um presente da Corte Francesa a Dom João VI, que foi danificado durante os atos e restaurado na Suíça sem custo para o governo brasileiro. A recuperação de outros itens, como a delicada ânfora portuguesa, foi realizada por equipes especializadas diretamente no Palácio da Alvorada.

Outro momento marcante será a devolução da famosa tela As Mulatas, de Di Cavalcanti, que será novamente exposta no Salão Nobre do Palácio do Planalto. Durante a programação, estudantes do Projeto de Educação Patrimonial entregarão réplicas da obra e da ânfora ao presidente Lula, em um ato educativo que rememora a importância da preservação do patrimônio cultural do Brasil.

A cerimônia contará também com a participação da população em um abraço simbólico à democracia. Autoridades dos Três Poderes descerão a rampa do Palácio do Planalto, acompanhados de representantes da sociedade civil, sindicatos e segmentos religiosos. O Partido dos Trabalhadores organizou um canal para inscrições de cidadãos interessados em participar da cerimônia.

Este evento simboliza não apenas a recuperação das obras, mas também o reforço da importância da democracia e do respeito aos valores democráticos, tão ameaçados no 8 de janeiro de 2023.

Vitória Anuncia a Contratação do Lateral Claudinho, Ex-Criciúma, para 2025

Artigo anterior

Governo do Estado entrega ambulância e discute obras e investimentos para Mundo Novo

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Brasil