0

Lula lidera todos os cenários testados para as eleições de 2026, aponta pesquisa Genial/Quaest

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na liderança isolada em todos os cenários de primeiro e segundo turno para as eleições presidenciais de 2026, segundo nova pesquisa de intenção de voto divulgada nesta quarta-feira (9) pela Genial/Quaest.

Nos oito cenários simulados para o primeiro turno, Lula figura consistentemente à frente de seus principais adversários, mantendo uma base sólida de apoio. Os nomes mais competitivos contra o atual presidente são o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com 26%, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), com 21%, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 18%.

Nos cenários de segundo turno, a vantagem de Lula é ainda mais expressiva. O petista oscila entre 41% e 47% das intenções de voto, dependendo do adversário testado. Em nenhum dos confrontos, os oponentes conseguem reduzir a diferença para menos de um dígito, o que indica um cenário de confortável favoritismo a menos de um ano do início oficial da corrida eleitoral.

A pesquisa reforça a posição de Lula como principal força política nacional, mesmo diante das dificuldades econômicas e das recentes derrotas no Congresso. Especialistas avaliam que a popularidade do presidente se sustenta pela força de sua imagem junto às classes populares, além da fragmentação da oposição e da ausência, até o momento, de uma candidatura competitiva unificada à direita.

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o governador Tarcísio seguem como alternativas do campo bolsonarista na hipótese de Jair Bolsonaro continuar inelegível até 2026. Ambos têm crescido em menções espontâneas, mas ainda não conseguem superar a força eleitoral do ex-presidente Lula, segundo o levantamento.

A pesquisa Genial/Quaest é mais uma fotografia de momento, mas oferece pistas importantes sobre o tabuleiro eleitoral. Se o cenário se mantiver, a disputa poderá caminhar para uma repetição do protagonismo lulista nas eleições presidenciais — com ou sem a presença de Bolsonaro.

Congresso derruba MP do IOF e impõe derrota política e fiscal ao governo Lula

Artigo anterior

Ministério da Justiça determina suspensão da venda de destilados em e-commerces por risco de contaminação com metanol

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Brasil