0
O Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães (HDLEM), referência em média e alta complexidade para oito municípios do Extremo-Sul baiano, entregou nesta terça-feira (30) a segunda etapa de reforma e ampliação do centro obstétrico e inaugurou as novas emergências adulto e pediátrica. O investimento ultrapassa os R$ 6,86 milhões entre obras, equipamentos e mobiliário.
A expansão inclui duas novas salas de parto PPP (pré-parto, parto e puerpério), dois leitos de recuperação pós-anestésica e um centro obstétrico com sala de curetagem e sala cirúrgica. A emergência pediátrica passa a contar com uma sala de telemedicina, uma sala de medicação com três poltronas, sala vermelha com dois leitos, cinco leitos de observação pediátrica e consultório médico. Já a ala adulta recebeu, dois novos leitos de sala vermelha e uma sala para acolhimento.
O superintendente de Atenção Integral à Saúde da Bahia, Karlos Figueiredo, destacou o impacto da obra sobre o fluxo de atendimentos. “O hospital recebe diariamente demandas de urgência de toda a região. Estruturas como esta ampliam a capacidade de resposta e reduzem os gargalos, garantindo que gestantes, crianças e pacientes críticos tenham atendimento em tempo adequado”, afirmou.
A secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, ressaltou o caráter regional da intervenção. “Estamos falando de uma unidade que atende diretamente mais de 380 mil habitantes de Porto Seguro, Eunápolis, Santa Cruz Cabrália, Belmonte, Itabela, Guaratinga, Itagimirim e Itapebi. Esses investimentos significam mais segurança no parto, mais resolutividade na emergência e mais dignidade para pacientes e trabalhadores da saúde”, disse.
As obras fazem parte de um ciclo de expansão e requalificação do hospital iniciado em 2023, que incluiu a implantação de uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), uma nova UTI geral, bem como a reforma da Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (Ucinca) e nova emergência obstétrica.
Fonte: ASCOM

Governo da Bahia mantém área social como prioridade para o orçamento de 2026

Artigo anterior

Governo do Estado lança licitação de R$ 62 milhões para ampliar Hospital do Oeste em Barreiras

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Notícias