0

O ex-prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva, foi eleito o novo presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) em uma eleição direta promovida pelo partido em todo o país. Filiado à corrente Construindo um Novo Brasil, majoritária dentro da legenda, Edinho contou com o apoio tácito do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que consolidou seu favoritismo no pleito.

Edinho assume o cargo ocupado interinamente por Humberto Costa, que substituía Gleisi Hoffmann desde que ela deixou o comando do partido para assumir a Secretaria de Relações Institucionais do governo federal. A proclamação do resultado ocorreu mesmo com a judicialização das eleições no diretório de Minas Gerais, um dos maiores colégios eleitorais internos do PT.

A eleição marca uma nova fase para o partido, que busca reforçar sua estrutura organizacional de base em meio aos desafios políticos no Congresso e ao desgaste com setores da sociedade. Edinho, que tem forte articulação com o governo federal, também deve atuar como ponte entre o Planalto e as instâncias partidárias, além de liderar a estratégia da legenda para as eleições municipais de 2026.

Sua vitória reforça a hegemonia da corrente Construindo um Novo Brasil e sinaliza continuidade política com o lulismo, num momento em que o partido tenta alinhar discurso e mobilização diante de um cenário nacional marcado por polarização e disputas judiciais envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Governo Lula enfrenta semana decisiva no Congresso com foco em PEC da Segurança e isenção do IR

Artigo anterior

Trump ameaça nova guerra tarifária e pressiona países aliados por acordos bilaterais

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Notícias