0

Porto Alegre, RS — O vigilante Luiz Fabiano da Silva, de 49 anos, foi libertado na madrugada deste sábado (10), após passar sete dias detido em uma cela coletiva em Porto Alegre. Ele havia sido preso preventivamente sob a suspeita de envolvimento no planejamento de um ataque terrorista durante o show da cantora Lady Gaga, realizado no último sábado (3), na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

As investigações mais recentes, no entanto, apontam que Luiz Fabiano não tinha qualquer relação com o plano criminoso. A Polícia Civil apurou que a rede de Wi-Fi de sua residência foi invadida digitalmente, e o endereço de IP associado ao seu celular foi utilizado de forma fraudulenta por outro indivíduo. O verdadeiro autor da tentativa de atentado, segundo os investigadores, é um jovem residente no Rio de Janeiro, que já se encontra preso.

Luiz Fabiano se tornou alvo da operação policial após serem encontradas três armas em sua casa, incluindo um revólver antigo calibre .22 com numeração raspada. Ele foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma, pagou fiança e foi liberado. Contudo, dois dias depois, a Justiça decretou sua prisão preventiva, e ele foi encaminhado ao Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional (Nugesp), que abriga presos provisórios.

A soltura foi determinada às 1h43min deste sábado, pelo juiz Jaime Freitas da Silva, durante o plantão judiciário. No despacho, o magistrado considerou haver “urgência na liberação”, diante dos novos fatos apurados.

A reversão do caso levanta questões sobre segurança digital, uso indevido de redes pessoais e os riscos de responsabilização indevida por crimes cibernéticos. A defesa de Luiz Fabiano estuda agora acionar a Justiça por danos morais.

ChatGPT e Meta IA fazem palpites sobre Bahia x Flamengo pelo Brasileirão; veja os resultados

Artigo anterior

Homem é morto a tiros em via pública no bairro de Tancredo Neves, em Salvador

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Cultura