0
O Hospital do Subúrbio (HS) recebeu, nesta sexta-feira (14), uma comitiva com representantes do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Governo Federal, Ministério da Saúde, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e responsáveis pela estruturação de projetos de parceria público-privada (PPP) para unidades de saúde no Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. A visita teve como objetivo o compartilhamento de conhecimentos e experiências na gestão de contratos de PPP na área da saúde. O HS é reconhecido nacionalmente por ter sido a primeira unidade de saúde do Brasil gerenciada por meio de uma PPP, cujos resultados lhe renderam prêmios nacionais e internacionais desde a sua fundação em 2010.
“A ideia é buscar conhecer a experiência do Hospital do Subúrbio para se inspirar e atender melhor, levando em consideração os elementos de estruturação de uma PPP”, destacou o subsecretário Manoel Renato Machado Filho, da Secretaria Especial para o Programa de Parcerias de Investimentos (SEPPI) da Presidência da República. Segundo ele, o programa federal está apoiando iniciativas, como o Instituto Nacional do Câncer (INCA/RJ) e o Hospital Fêmina (Grupo Hospitalar Conceição/RS), além de discutir com o município de Canoas (RS) alternativas de modelo de gestão, a exemplo da PPP. “É importante estar aqui e conhecer o projeto pioneiro de vocês, que tem dado resultados muito bons”, disse durante o encontro com a equipe gestora do HS.
O grupo de visitantes percorreu as instalações do hospital, conhecendo enfermarias, UTIs, setor de Bioimagem, Emergência e demais setores. Também assistiu a uma apresentação com dados sobre o HS, realizada pela gerente de Qualidade e Segurança, Cyntia Lins. O perfil de atendimento da unidade hospitalar, números de sua produção assistencial e aspectos do contrato firmado entre a concessionária do HS (Prodal Saúde) e o poder concedente (Governo da Bahia) foram discutidos, com abordagens feitas pelo presidente da Prodal Saúde, Jorge Oliveira, e pela diretora geral do HS, Lícia Cavalcanti. A Secretaria de Saúde da Bahia esteve representada no encontro por Raquel Barbosa, diretora de Gestão de Unidades Consorciadas e Parceria Público-Privada (DGECOP), acompanhada de sua equipe técnica.
A diretora de Programa da SEPPI, Mara Clécia Souza, ressaltou o aprendizado proporcionado pela experiência na formatação do primeiro contrato de PPP da saúde, no qual atuou diretamente como coordenadora do projeto de PPP do Hospital do Subúrbio, e reforçou a importância de considerar a ‘gestão’ como um elemento fundamental para o sucesso de novos projetos. “Temos nos preocupado cada vez mais com a gestão dos contratos. É a segunda vez que vimos ao hospital. Sempre agradecemos à concessionária e à Sesab pela transparência com que lidam com as questões e com os problemas”, afirmou.
Fonte: ASCOM

SEC já divulgou portarias sobre conversão de licença-prêmio em pecúnia para professores, coordenadores pedagógicos e servidores

Artigo anterior

Bahia sedia seminário sobre doenças raras com foco na Neuromielite Óptica

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Notícias