0

O Brasil segue avançando na inclusão digital: 168 milhões de pessoas com 10 anos ou mais acessaram a internet em 2024, segundo dados da Pnad Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação, divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira. O número representa 89,1% da população nessa faixa etária, consolidando a internet como parte central da vida cotidiana dos brasileiros.

Um dos destaques do levantamento é o salto expressivo no uso da internet por pessoas com 60 anos ou mais. Em cinco anos, o número de idosos conectados aumentou em 11 milhões, passando de 44,8% em 2019 para 69,4% em 2024. A expansão é atribuída à maior presença da tecnologia na rotina e à simplificação de ferramentas digitais, principalmente aquelas voltadas para comunicação, bancos, compras e serviços públicos.

Apesar desse avanço, os idosos ainda são o grupo com maior índice de exclusão digital. Entre os 20 milhões de brasileiros que não acessaram a internet em 2024, 66% têm 60 anos ou mais, e a maioria afirma não saber usar a tecnologia como principal motivo da não utilização.

A tendência de aumento do acesso é resultado tanto da popularização dos smartphones e pacotes de dados móveis, quanto da digitalização de serviços essenciais, como saúde, previdência e bancos. No entanto, os dados também evidenciam a necessidade de políticas públicas de alfabetização digital voltadas à população mais velha, especialmente em regiões com menor infraestrutura tecnológica.

Especialistas alertam que o desafio agora é reduzir a qualidade desigual do acesso e ampliar programas de formação digital para idosos, populações rurais e pessoas com baixa escolaridade, que continuam entre os principais excluídos do mundo online.

O Brasil, cada vez mais digital, caminha para a universalização do acesso, mas ainda precisa enfrentar a barreira do conhecimento — e não apenas a de infraestrutura — para garantir que todos possam usufruir dos benefícios da conectividade.

Telescópios da NASA Identificam Raro Buraco Negro de Massa Intermediária a 450 Milhões de Anos-Luz

Artigo anterior

No Oeste, Jerônimo Rodrigues inspeciona ampliação e requalificação do aeroporto de Barreiras

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Brasil