0

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (7) que não pretende restabelecer relações com Elon Musk e alertou para possíveis “consequências sérias” caso o empresário venha a apoiar candidatos do Partido Democrata nas eleições legislativas de 2026.

“Estou muito ocupado fazendo outras coisas. Eu ganhei uma eleição de forma esmagadora. Dei a ele muitas oportunidades na minha primeira administração. Não tenho intenção de falar com ele”, disse Trump em entrevista à emissora NBC.

O ex-presidente sugeriu que empresas comandadas por Musk, como a SpaceX e a Tesla, poderiam ser prejudicadas com o cancelamento de contratos federais caso o bilionário apoie o outro lado político. “Se ele fizer isso, terá que arcar com as consequências”, declarou Trump, sem especificar quais medidas poderia tomar. Atualmente, Musk é um dos principais fornecedores do setor público nos Estados Unidos.

A tensão entre os dois escalou nos últimos dias, após Musk criticar publicamente o “grande e belo projeto de lei” que Trump pretende aprovar no Congresso. O empresário classificou a proposta como uma “abominação nojenta” e alertou que ela agravaria o déficit público.

Trump reagiu imediatamente, atacando Musk em declaração no Salão Oval, na quinta-feira (5). Desde então, os dois vêm trocando acusações nas redes sociais. Musk chegou a sugerir que Trump deveria ser impeachmado e insinuou, sem apresentar provas, que o presidente ocultaria informações sobre seus vínculos com Jeffrey Epstein — postagens que foram apagadas no sábado (7).

Já o vice-presidente dos EUA, JD Vance, adotou um tom mais conciliador ao comentar a crise. Em entrevista ao youtuber Theo Von, ele disse que Musk está cometendo um “grande erro” ao confrontar Trump. “Espero que eventualmente Elon volte a se juntar a nós. Talvez isso não seja possível agora, porque ele se excedeu”, ponderou.

A disputa entre os dois bilionários reflete uma crescente ruptura entre setores da elite empresarial e o governo Trump, em um momento decisivo para a definição dos apoios nas eleições americanas. O caso segue com grande repercussão nos bastidores da política e nos mercados.

Em Jacobina, Jerônimo Rodrigues entrega equipamentos de saúde e acompanha obras do Hospital Vale do Ouro

Artigo anterior

Governo vai rever decreto do IOF e aumentar imposto sobre bets e lucros de instituições financeiras

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Famosos