0

A SpaceX sofreu mais um revés em seu ambicioso programa espacial na noite de quarta-feira (19), quando um protótipo do foguete Starship explodiu durante a preparação para seu décimo voo de teste na base de lançamentos da empresa, a Starbase, no Texas. Ninguém ficou ferido no incidente, que foi registrado em vídeos mostrando uma gigantesca bola de fogo logo após a tentativa de decolagem.

Em comunicado, a companhia de Elon Musk classificou o episódio como uma “grande anomalia” e afirmou que as causas ainda estão sendo investigadas. “Seguiremos analisando os dados e implementando melhorias”, informou a empresa.

Projetado para ser o maior e mais poderoso foguete já construído, o sistema Starship é a principal aposta da SpaceX para missões tripuladas à Lua e, futuramente, a Marte. O veículo é também parte do contrato da empresa com a NASA para o programa Artemis, que pretende levar astronautas novamente ao solo lunar.

No entanto, a sequência de falhas recentes levanta dúvidas sobre o cronograma da empresa. Esta foi a quarta falha apenas em 2025: explosões semelhantes foram registradas em janeiro, março e no mês passado. Apesar disso, Elon Musk já afirmou que os testes são parte essencial do processo de inovação rápida da empresa.

A pressão sobre a SpaceX cresce, especialmente diante das expectativas do setor espacial internacional e da NASA, que depende do sucesso do Starship para cumprir prazos de suas missões lunares.

Morre Francisco Cuoco, ícone da TV brasileira, aos 91 anos

Artigo anterior

Elon Musk prepara o X para se tornar um superapp com serviços financeiros

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Tecnologia