0
A presença das mulheres nas ruas durante a Lavagem do Bonfim evidencia quem sustenta o cotidiano — no trabalho, no cuidado e na proteção — e, para a secretária de Políticas para as Mulheres, Neusa Cadore, esse é o sentido das políticas coordenadas pela  SPM em 2025. “A gente tem ação de sensibilização, como sempre fazemos nas festas populares, porque a gente sabe que, infelizmente, a rua é um ambiente também de vulnerabilidade para as mulheres. Então, as festas populares sempre são um lugar de luta, um lugar de conscientização”, pontuou.
No ano de 2025, a SPM ampliou o número de Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs) e de Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos das Mulheres. No enfrentamento à violência, a Unidade Móvel atuou em 68 municípios, com mais de 5 mil atendimentos, enquanto a Casa da Mulher Brasileira, em Salvador, registrou mais de 26 mil atendimentos e articulou a instalação de mais três unidades na Bahia, com investimento de R$ 28 milhões até 2026.
Em ações de cuidado e prevenção, o Cuidar de Quem Cuida atendeu mais de 2.400 mulheres no Carnaval e chegou a 16 municípios no ano (3.200 atendimentos), e o “Oxe, Me Respeite nas Escolas” esteve em 300 unidades, com formações em 89 municípios e impacto em cerca de 5 mil estudantes.
Fonte: SECOM

“Essa é a maior manifestação de fé religiosa do povo baiano”, comenta secretário do Turismo, destacando atividade no setor

Artigo anterior

Governador celebra a fé e tradição baiana na chegada à Basílica do Senhor do Bonfim

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Capital