0

A Justiça Eleitoral lançou nesta segunda-feira (18) a Semana do Jovem Eleitoral 2024, com o objetivo de incentivar o alistamento de jovens nas eleições municipais que acontecerão em outubro. A campanha visa especialmente os jovens entre 15 e 17 anos, que não são obrigados, mas já podem votar nas eleições municipais.

Segundo dados da Justiça Eleitoral, entre janeiro e fevereiro deste ano, mais de 417 mil jovens entre 15 e 17 anos solicitaram a primeira via do título de eleitor. Isso mostra o interesse crescente dos jovens em participar ativamente do processo eleitoral e exercer seu direito ao voto.

Durante a Semana do Jovem Eleitoral, que costuma concentrar grande parte do alistamento eleitoral dos jovens, são realizadas diversas ações de mobilização. Antes das eleições de 2022, por exemplo, foram registrados 100 mil alistamentos nos cinco dias da campanha, contando com a adesão de celebridades, figuras públicas e instituições.

A mobilização ocorre tradicionalmente entre os meses de março e abril, algumas semanas antes do fechamento do período de alistamento eleitoral. Neste ano, a data limite para tirar o título de eleitor é 8 de maio, após essa data, o cadastramento de eleitores fica fechado até depois do pleito.

Com o mote “Participe do Festival Primeiro Voto com a Justiça Eleitoral – A sua voz vai fazer história”, a campanha deste ano está focada nas redes sociais, como Instagram e TikTok. O material de mobilização pode ser encontrado no portal do TSE e aborda informações sobre como tirar o título eleitoral, voto facultativo e obrigatório, cadastramento biométrico e a importância da participação da juventude nos processos eleitoral e político.

Câmara dos Deputados Pode Votar Projeto de Incentivo à Transição Energética

Artigo anterior

Ministério da Educação Prorroga Prazo de Inscrição para o Fies

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Brasil