0

O mês de junho, para os agricultores familiares da Bahia, é um período de grande movimentação e prosperidade. Com a chegada do São João, é tempo de colheita e fartura, e a dedicação no campo garante que os alimentos típicos das festas juninas cheguem às mesas de milhares de baianos.

Esse é o momento ideal para agricultores como José Jailton, do distrito de Irrigação, em Tucano, aproveitarem a alta demanda por produtos tradicionais, como o amendoim, item essencial nas celebrações juninas, para gerar uma renda extra.

“A produção do São João sempre aumenta por conta das festas, e o amendoim faz parte. Eu vendo aqui pro município mesmo, tem uns compradores aqui pra Pombal [Ribeira do Pombal], e vendo na feira livre também. O pessoal cozinha em casa pra tomar uma cervejinha, tomar o licor. Todo jeito a gente vende. É uma beleza”, destacou o produtor.

Além do amendoim, ele também planta milho, quiabo e aipim, que tanto servem para o consumo da sua família quanto para comercialização. Com o apoio de programas de incentivo e organização, José consegue distribuir sua produção para mercados, feiras e até para programas como o de Aquisição de Alimentos (PAA) e Alimentação Escolar (PNAE), uma mudança significativa em sua trajetória.

“Todo mundo que chegou aqui nesse projeto, vinha se arrastando. Hoje, graças a Deus, tem seus carros, suas motos, suas casas boas e filhos trabalhando. Não falta nada. A mudança foi grande”, explicou José.

José faz parte da Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar de Lagoa de Dentro e Região (Cooperlad), que recebe investimentos da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Esses investimentos incluem a construção de uma Unidade de Beneficiamento de Frutas, a entrega de equipamentos e a oferta de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), além de apoio à gestão com a Assistência Técnica e Extensão Gerencial (ATEG).

O trabalho de José e de tantos outros agricultores é o resultado direto de políticas públicas que não apenas respeitam, mas também promovem o fortalecimento e a transformação da agricultura familiar na Bahia. Enquanto o São João é um tempo de festa para muitos, para os agricultores familiares é também uma época de reconhecimento e valorização do seu trabalho árduo, com o apoio contínuo da SDR, que contribui para gerar mais oportunidades no campo.

Fonte: Ascom/SDR

SUS ainda não oferece medicamentos previstos no novo protocolo de câncer de mama

Artigo anterior

TVE Bahia agora em todo o Brasil: sinal digital é lançado e tem acesso gratuito pelo canal 222, de qualquer lugar do país

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Capital