0

Com ajuda de câmeras inteligentes, Bahia chega a 915 foragidos presos em 2025

O uso do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) levou à prisão de 11 foragidos da Justiça apenas neste sábado (17), em diferentes cidades do estado. Com essas prisões, o número de capturados com o auxílio da tecnologia em 2025 chega a 915.

As prisões ocorreram em pontos monitorados das cidades de Salvador, Simões Filho, Feira de Santana, Bom Jesus da Lapa e Santana. Os alertas foram gerados pelas câmeras entre 7h30 e 17h50 e enviados para os Centros Integrados de Comunicação (Cicoms), possibilitando a identificação e localização rápida dos alvos.

Entre os crimes pelos quais os detidos eram procurados estão homicídio, constrangimento sexual mediante violência, roubo, furto simples e dívida de pensão alimentícia. Após a confirmação da identidade por meio de documentos, os suspeitos foram encaminhados a unidades da Polícia Civil.

As ações contaram com o apoio de equipes do 18º Batalhão da Polícia Militar (Centro Histórico de Salvador) e das 16ª, 22ª, 30ª, 37ª, 38ª, 47ª, 49ª e 64ª Companhias Independentes da PM, que atuam em bairros e municípios estratégicos como Comércio, Simões Filho, Santa Maria da Vitória, Liberdade, Pau da Lima e Feira de Santana.

Desde sua implantação em 2019, o sistema de reconhecimento facial já contribuiu para a prisão de 3.301 foragidos da Justiça em 81 municípios baianos, incluindo a capital. A ferramenta é parte da política de modernização tecnológica da SSP-BA, voltada para a prevenção e repressão qualificada ao crime, com foco em inteligência e resposta rápida.

A secretaria destaca que o sistema atua de forma integrada com outras tecnologias e respeita os protocolos de validação e confirmação documental antes de qualquer condução policial, garantindo legalidade e segurança jurídica às operações.

Suspeito de tráfico morre em confronto com a PM no Vale das Pedrinhas, em Salvador

Artigo anterior

Gabriel Monteiro nega acusações de estupro em entrevista e afirma: “Nunca cometi um crime”

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Policial