0

Neste domingo (25), a Polícia Federal (PF) anunciou o início de duas investigações para apurar a possível ocorrência de crimes relacionados aos incêndios florestais nas regiões de Rio Preto e Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. A decisão segue uma reunião emergencial convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ocorreu no Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), localizado na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Brasília.

Durante a coletiva de imprensa, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o Diretor Geral da PF, Andrei Rodrigues, confirmaram que os dois novos inquéritos se somam a outros 29 já instaurados pela PF para investigar as causas de incêndios em diferentes biomas do Brasil, incluindo o Pantanal e a Amazônia. A principal linha de investigação é a possibilidade de que os incêndios sejam fruto de ação humana, com uma preocupação adicional com uma possível coordenação entre grupos que estariam provocando queimadas simultâneas em regiões distintas.

De acordo com Rodrigues, os inquéritos iniciados recentemente visam investigar a origem dos incêndios em São Paulo, onde a suspeita é de que a ação criminosa tenha contribuído para a intensificação dos focos de incêndio. A ministra Marina Silva destacou que a situação é considerada atípica, apontando que o aumento súbito de incêndios em um curto período de tempo não é comum e não se encaixa na curva histórica de eventos de incêndios.

O presidente Lula convocou a reunião de caráter emergencial após a fumaça dos incêndios ter afetado diversas cidades nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Na reunião, foi apresentado um panorama detalhado da situação pela equipe do Ibama e pelos ministérios que compõem a Sala de Situação, criada pelo governo federal em junho para monitorar e coordenar ações contra os incêndios florestais durante o período de seca.

O governo federal continua a monitorar a situação e reforça o compromisso com a investigação e a prevenção de novos incêndios, enquanto busca identificar e responsabilizar os responsáveis por esses crimes ambientais.

Governo Anuncia Orçamento de R$ 6,5 Bilhões para Universidades Federais em 2025, Reitores Reclamam de Valor Abaixo do Ideal

Artigo anterior

Patrícia Abravanel Deseja Sucesso para o SBT em Programa Especial Gravado Antes da Morte de Silvio Santos

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Brasil