0

A nova funcionalidade do sistema de pagamentos instantâneos brasileiro, o Pix Automático, começa a operar a partir desta segunda-feira (16) em todo o país. A ferramenta, desenvolvida pelo Banco Central, promete revolucionar os pagamentos recorrentes ao permitir que contas como mensalidades escolares, academias, serviços por assinatura e contas de consumo sejam quitadas automaticamente, com praticidade e segurança.

Ao contrário do Pix tradicional, no Pix Automático o cliente autoriza uma única vez o pagamento recorrente e pode definir regras específicas, como o valor máximo de cada cobrança e se deseja utilizar limite de crédito. O sistema então agenda o pagamento conforme as cobranças são enviadas pela empresa, notificando o cliente com antecedência para conferência.

A funcionalidade tem potencial para substituir modalidades como o débito automático e o boleto bancário, oferecendo mais autonomia e controle ao consumidor, além de reduzir os custos operacionais das empresas.

Segundo o Banco Central, a segurança do Pix Automático segue o mesmo padrão do Pix tradicional, com criptografia, autenticação em dois fatores e notificações em tempo real. Ainda de acordo com a autoridade monetária, a nova ferramenta representa um avanço importante no sistema financeiro, beneficiando tanto quem paga quanto quem recebe.

É importante destacar que o Pix Automático não se confunde com o Pix Agendado Recorrente, lançado em 2024. No Pix Agendado, o cliente precisa informar a chave Pix do recebedor e configurar os valores e datas manualmente. Já no Pix Automático, a cobrança parte da empresa e a autorização é feita de forma antecipada e centralizada.

Devedor de pensão é preso em festa de São João após alerta do Reconhecimento Facial

Artigo anterior

Alba realiza nesta segunda (16) audiência itinerante sobre obras do VLT de Salvador

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Notícias