0

A nova pesquisa do Datafolha, divulgada ontem, revela um cenário de triplo empate técnico na disputa pela prefeitura de São Paulo, apenas três dias antes das eleições. Guilherme Boulos (PSOL) lidera com 26%, um ponto percentual a mais em relação à semana anterior. Na sequência, Ricardo Nunes (MDB) e Pablo Marçal (PRTB) aparecem empatados com 24% cada. O atual prefeito, Nunes, recuou três pontos, enquanto Marçal avançou na mesma proporção, ambos disputando o eleitorado ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Tabata Amaral (PSB) subiu de 9% para 11%, enquanto José Luiz Datena (PSDB) caiu de 6% para 4%.

Considerando apenas os votos válidos, Boulos mantém a liderança com 29%, seguido por Nunes e Marçal, que têm 26% cada. Tabata aparece com 12% e Datena com 4%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais. A rejeição a Marçal cresceu de 48% para 53%, tornando-o o candidato mais rejeitado, seguido por Datena, que aumentou sua rejeição de 36% para 39%. Nunes também viu sua taxa de rejeição subir, de 21% para 23%.

No cenário de segundo turno, Nunes venceria Boulos por 52% a 37%, enquanto Marçal seria derrotado por Boulos por 48% a 36%. Lauro Jardim destaca que, no âmbito petista, já se articula a criação de uma “frente ampla contra o fascismo”, com Marçal sendo o alvo do discurso.

No Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes (PSD) mantém a liderança, mas sua vantagem caiu de 59% para 54%. Alexandre Ramagem (PL) continuou sua ascensão, subindo para 22%, enquanto Tarcísio Motta (PSOL) caiu de 7% para 4%. Nos votos válidos, Paes tem 63%, Ramagem 25% e Tarcísio 5%. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Em paralelo, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Cármen Lúcia, fez um apelo por uma votação tranquila e responsável, pedindo que os eleitores não usem as urnas para expressar descontentamentos pessoais ou ideológicos. Ela garantiu que a Justiça Eleitoral está preparada para evitar transtornos durante o pleito.

Debate entre Candidatos às Prefeituras das Capitais Gera Confrontos e Defesas em São Paulo e Rio

Artigo anterior

Reflexões sobre a Resistência Democrática: Lições do Passado

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Notícias