0

A OpenAI lançou, nesta quinta-feira, o GPT-5, seu sistema de inteligência artificial mais avançado até o momento. O novo modelo chega com ganhos expressivos em desempenho, prometendo maior utilidade no mundo real, especialmente nas áreas de codificação, matemática, saúde e escrita.

Uma das principais inovações do GPT-5 é a introdução de um “roteador” que decide automaticamente quando usar versões mais simples ou mais aprofundadas da IA, conforme a complexidade da pergunta feita pelo usuário. Além disso, a versão Pro do sistema oferece raciocínio estendido, ampliando a capacidade de resolver questões mais complexas.

Segundo a OpenAI, o GPT-5 é mais confiável, com menor tendência a apresentar erros — conhecidos como alucinações —, segue melhor as instruções e evita respostas bajuladoras. A empresa destaca que o modelo oferece respostas de “nível doutorado”, um marco na qualidade das interações com inteligência artificial.

Entretanto, analistas especializados apontam que, apesar dos avanços, o salto entre o GPT-4 e o GPT-5 é menor do que as melhorias registradas em versões anteriores, caracterizando um progresso mais incremental do que revolucionário.

Lula articula Brics contra tarifaço dos EUA enquanto tensão com STF e diplomacia americana aumenta

Artigo anterior

Elon Musk anuncia exibição de anúncios nas respostas do chatbot Grok no X

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Notícias