0

Ismail Haniyeh, principal líder político do Hamas, foi morto na madrugada desta terça-feira em Teerã, no Irã, após um ataque com míssil que atingiu sua residência na capital iraniana, conforme informado pelo próprio grupo islâmico. O ataque, descrito como um “projétil aéreo”, resultou na morte de Haniyeh, três de seus filhos e quatro netos, segundo o comunicado divulgado.

Embora Israel seja acusado de ser o responsável pelo ataque, o país não se pronunciou oficialmente sobre o incidente. Haniyeh, que se tornou um alvo prioritário especialmente após os atentados promovidos pelo Hamas em 7 de outubro do ano passado, estava sob vigilância intensificada. A morte do líder do Hamas ocorre apenas um dia após um bombardeio israelense em Beirute, que resultou na morte de Fouad Shukur, um dos principais comandantes do Hezbollah, grupo xiita que intensificou os ataques ao norte de Israel em resposta à invasão da Faixa de Gaza.

O governo israelense ainda não comentou sobre o ataque ou reivindicou a autoria. A comunidade internacional expressa preocupação de que a morte de Haniyeh possa provocar uma reação coordenada contra Israel por diversos grupos apoiados pelo Irã, potencialmente desencadeando uma guerra aberta entre os dois países.

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, reafirmou o compromisso com a defesa de Israel, mas expressou esperança de que uma guerra possa ser evitada. Rússia, China e vários países e grupos do Oriente Médio condenaram o ataque que resultou na morte do líder do Hamas, aumentando a incerteza e a tensão na região.

 

“Revelada a Causa da Morte de Sinéad O’Connor: Doença Pulmonar e Infecção Respiratória”

Artigo anterior

Carter Center Denuncia Falhas Graves em Eleição Presidencial na Venezuela

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Mundo