0

Para garantir a segurança de quem participa das grandes festas populares de Salvador, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) anunciou a implementação de protocolos especiais para combater o calor excessivo. Entre as medidas estão a instalação de ilhas de hidratação, distribuição de água e protetor solar, além do uso de aspersores que liberam jatos de água. Essas ações serão adotadas sempre que a temperatura ultrapassar os 36°C.

O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, explicou que os protocolos foram criados no ano passado e têm como objetivo reduzir os impactos do calor intenso, especialmente quando a sensação térmica estiver acima do normal. “Embora não haja previsão de ondas de calor, a massa de ar quente que predominava trará uma sensação elevada e abafada”, afirmou.

Essas medidas já começam a ser aplicadas durante o Festival da Virada, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e outras estruturas da prefeitura. “O calor excessivo pode afetar a saúde dos soteropolitanos e turistas. Por isso, é fundamental garantir que todos estejam protegidos”, ressaltou Macêdo.

O alerta para a adoção desses protocolos surgiu após o caso da estudante Ana Clara Benevides Machado, que faleceu durante um show da cantora Taylor Swift no Rio de Janeiro, em novembro de 2023. A causa da morte foi exaustão térmica, devido ao calor intenso de 39,1°C, com sensação térmica de 45°C.

Com a chegada do verão, Salvador tem enfrentado temperaturas elevadas. No último sábado (21), a temperatura chegou aos 31°C, com sensação térmica acima de 33°C. Para esta semana, a previsão é de mínima de 25°C e máxima de 31°C, com sensação térmica de até 37°C. Durante os megaeventos, a Codesal orienta a população a adotar medidas de proteção, como evitar a exposição ao sol, usar protetor solar, chapéus e óculos com proteção UV, e beber muita água.

Ações Preventivas:

  • Evitar exposição ao sol;
  • Uso de protetor solar no rosto, braços e pernas;
  • Uso de bonés, chapéus e óculos escuros com proteção UV;
  • Procurar sombra e locais arejados;
  • Beber água ou sucos naturais;
  • Refeições leves;
  • Procurar posto de saúde em casos de mal-estar.

A Codesal também alertou que seu Centro de Monitoramento e Alerta acompanhará as condições climáticas e orientará a população em caso de risco. Em situações de emergência, a população pode contatar a Codesal pelo número 199.

Vitória Acerta a Contratação do Lateral Hugo, do Botafogo, por Empréstimo até 2025

Artigo anterior

Bahia Se Prepara para Reforçar Meio-Campo e Almeja Êxito em 2025 sob Comando de Rogério Ceni

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Capital