0

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou o ataque dos Estados Unidos a Caracas e classificou a ação como “inaceitável”, destacando que o episódio representa uma grave violação do direito internacional e um risco à estabilidade global.

Em publicação nas redes sociais, Lula afirmou que a ofensiva norte-americana é uma “afronta gravíssima à soberania da Venezuela e mais um precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional”, ressaltando que ações desse tipo enfraquecem o multilateralismo e ampliam cenários de conflito. “Atacar países, em flagrante violação do direito internacional, é o primeiro passo para um mundo de violência, caos e instabilidade, onde a lei do mais forte prevalece sobre o multilateralismo”, diz a nota divulgada pelo presidente.

Diante da gravidade da situação, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, interrompeu suas férias e retornou a Brasília para acompanhar os desdobramentos do caso. O governo brasileiro realizou uma reunião emergencial no Itamaraty, conduzida de forma virtual pelo presidente Lula, que cumpre agenda no Rio de Janeiro.

Após o encontro, o ministro da Defesa, José Múcio, concedeu entrevista e afirmou que a situação na fronteira do Brasil com a Venezuela está “sob controle”, reforçando que o governo acompanha o cenário com atenção e mantém as medidas necessárias para garantir a segurança e a estabilidade na região.

Governo do Estado leva música, arte e diversidade ao Pelourinho com o projeto Verão na Bahia

Artigo anterior

Trump ameaça sucessora de Maduro e eleva tensão política na América Latina

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Brasil