0

Lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) e movimentos sindicais estão articulando uma candidatura de José Dirceu à presidência da legenda. A proposta é que o ex-ministro e ex-presidente do partido, que comandou a sigla entre 1995 e 2003, seja o nome capaz de defender a legenda durante os dois anos que antecedem as próximas eleições presidenciais, de governadores, deputados e senadores. Segundo um parlamentar do PT, a candidatura de Dirceu seria amplamente apoiada pelos militantes da legenda.

Dentro do PT, existem duas figuras muito queridas pela base: Dirceu e Gleisi Hoffmann, atual presidente do partido, que deixará o cargo em julho de 2025. A renovação da direção será feita por meio de eleição direta, e, apesar da popularidade de Dirceu, ele tem sido reticente em aceitar o convite. Aos 79 anos, o ex-ministro tem afirmado repetidamente que não deseja assumir novamente a presidência do PT, embora tenha recebido abordagens de sindicalistas que defendem seu nome para a liderança da sigla.

Dirceu, que foi uma das figuras centrais durante os mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva, ainda mantém grande influência dentro do partido, mas sua relutância em retomar a presidência pode representar um obstáculo para aqueles que veem nele a pessoa ideal para consolidar a estratégia eleitoral do PT nos próximos anos.

Bolsonaro Planeja Representação na Posse de Trump com Família Após Impedimento de Viagem

Artigo anterior

EUA avaliam acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Notícias