0

CDBs e RDBs lideram preferência entre mais de 100 milhões de pessoas; Tesouro Direto também bate recorde de participantes

SÃO PAULO — A renda fixa consolidou-se como o investimento preferido dos brasileiros em 2025. De acordo com dados divulgados pela B3, mais de 100 milhões de pessoas possuem hoje algum tipo de aplicação nesse segmento, que totaliza R$ 2,8 trilhões em investimentos, registrando alta de 20% no número de investidores e 23% no volume aplicado em relação ao segundo trimestre de 2024.

Entre os produtos mais buscados estão os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) e os Recibos de Depósito Bancário (RDBs), que somam 99,1 milhões de investidores. A atratividade desses papéis se deve à liquidez, à previsibilidade de retorno e, em muitos casos, à proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

O Tesouro Direto também segue em expansão e atingiu a marca de 3 milhões de participantes, um crescimento de 14% em comparação ao mesmo período do ano passado. Títulos atrelados ao IPCA (inflação oficial) e à Selic (taxa básica de juros) respondem por mais de 70% do saldo total investido na plataforma.

Já na renda variável, o ritmo de crescimento foi mais moderado. O número de investidores passou de 5,1 milhões para 5,4 milhões em um ano, um avanço de 5,8%. Apesar da retomada da Bolsa em alguns períodos, a volatilidade do mercado e o perfil conservador da maior parte da população continuam limitando a expansão desse segmento.

Os dados confirmam a tendência de fortalecimento da renda fixa como principal destino dos recursos do investidor brasileiro, impulsionada pelos juros ainda elevados, o aumento da educação financeira e a ampla oferta de produtos com diferentes perfis de risco e retorno.

CRIs ganham espaço entre pequenos investidores e movimentam mercado de crédito privado em 2025

Artigo anterior

Após denúncia contra influenciador, Câmara acelera projetos sobre proteção de crianças nas redes sociais

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Brasil