0

O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito neste sábado (1º) presidente da Câmara dos Deputados, com 444 votos dos 513 deputados. Aos 35 anos, Motta se tornou o mais jovem a ocupar o cargo desde a redemocratização do país. Apesar de sua juventude, ele carrega uma sólida experiência de quatro mandatos consecutivos como deputado federal pela Paraíba.

Franco favorito, Motta contou com o apoio de 17 dos 20 partidos com assento na Câmara, ultrapassando facilmente a maioria absoluta necessária (257 votos) para vencer já no primeiro turno. Na disputa, seus concorrentes, Marcel van Hattem (Novo-RS) e Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), obtiveram 31 e 22 votos, respectivamente, com dois votos em branco.

Após a proclamação do resultado, Motta assinou o termo de posse e assumiu a cadeira de presidente da Câmara, cargo que ocupará até fevereiro de 2027, quando novas eleições para a mesa diretora serão realizadas. O bloco de apoio a Motta reúne uma ampla coalizão, incluindo o PT, que dirige o governo federal, e o PL, principal partido da oposição. Além desses, fazem parte do bloco siglas como PCdoB, PV, União, PP, Republicanos, PSD, MDB, PDT, PSDB, Cidadania, PSB, Podemos, Avante, Solidariedade e PRD, representando 494 dos 513 deputados federais.

Como presidente, Motta terá a responsabilidade de definir a pauta de votações do plenário, supervisionar os trabalhos da Câmara e das comissões temáticas. Ele também se torna o segundo na linha sucessória da presidência da República, após o vice-presidente, e integra o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional.

Nascido em João Pessoa (PB) em 1989, Hugo Motta é médico e tem uma trajetória política marcada pela atuação de sua família na Paraíba. Ele foi o deputado federal mais jovem do Brasil ao ser eleito em 2010, aos 21 anos. Seu perfil conciliador e sua habilidade de transitar entre diferentes espectros políticos, tanto da esquerda quanto da direita, bem como no segmento empresarial, lhe garantiram ampla base de apoio.

Em nota, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou Motta pela eleição, destacando a importância da parceria entre o Executivo e o Legislativo para o desenvolvimento de um Brasil mais justo, com responsabilidade fiscal, social e ambiental.

“Não estou em busca de protagonismo”, afirma Davi Alcolumbre após ser reeleito presidente do Senado

Artigo anterior

China Responde a Novas Tarifas de Trump com Medidas Punitivas e Aumento das Tensões Comerciais

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Brasil