0

A cidade de Helsinque, capital da Finlândia, alcançou um marco impressionante: zerou o número de mortes em acidentes de trânsito nos últimos 12 meses. Com cerca de 690 mil habitantes, a capital finlandesa se destaca entre as cidades europeias por apresentar índices de segurança viária extremamente baixos, tanto em números absolutos quanto proporcionalmente à população.

O feito é resultado de uma combinação de políticas públicas estratégicas, entre elas a redução do limite de velocidade para 30 km/h em grande parte das vias urbanas. A medida, aliada ao incentivo ao uso do transporte público e à restrição ao uso de carros particulares, contribuiu para a redução de riscos nas ruas.

Outro pilar do sucesso finlandês está no uso intensivo de dados de acidentes para mapear trechos perigosos e intervir de forma pontual na infraestrutura urbana. Com base nessas informações, a prefeitura de Helsinque implementa melhorias no desenho viário, sinalização e fiscalização de áreas críticas.

Autoridades locais afirmam que a política de “Visão Zero” — estratégia que busca eliminar completamente as mortes e ferimentos graves no trânsito — é tratada como prioridade de Estado e envolve diversas secretarias, incluindo urbanismo, transporte, saúde e educação.

Enquanto outras capitais europeias ainda lutam para reduzir os números de fatalidades no trânsito, Helsinque demonstra que soluções relativamente simples, quando bem integradas e persistentes, podem ter um impacto direto na preservação de vidas.

Especialistas em mobilidade urbana veem o exemplo finlandês como um modelo replicável, especialmente em cidades que enfrentam problemas com excesso de veículos, velocidade alta nas vias e falta de integração entre modais de transporte.

Com o resultado, Helsinque reforça sua reputação como uma das capitais mais seguras e sustentáveis do mundo, e mostra que planejamento urbano focado em pessoas pode, literalmente, salvar vidas.

Novo exame de sangue experimental detecta câncer de ovário precoce com alta precisão

Artigo anterior

Nadeen Ayoub será a primeira representante da Palestina no Miss Universo 2025

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Notícias