0

Em meio à crise entre Executivo e Legislativo provocada pelo aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniu na noite desta terça-feira (8) com os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), para tentar recompor o diálogo e evitar um novo desgaste político para o governo. O encontro, realizado na residência de Motta, contou também com a presença da ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e de outras lideranças da base aliada.

Apesar da tentativa de aproximação, o impasse permanece. Hugo Motta foi enfático ao dizer que “o governo precisa cortar gastos” e que uma alta de impostos dificilmente passará no Congresso. Já Haddad reiterou que o objetivo do aumento do IOF não foi arrecadatório, e afirmou que o governo apresentará essa argumentação ao Supremo Tribunal Federal (STF) durante a audiência de conciliação marcada para o dia 15.

Enquanto isso, no Congresso, o relator do projeto que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5 mil, Arthur Lira (PP-AL), sugeriu incluir uma alternativa para compensar a perda de arrecadação com o IOF no seu relatório final. “Existe a possibilidade de inclusão neste texto de uma saída para o IOF”, disse Lira. A expectativa é que o relatório seja apresentado ainda esta semana, dependendo do aval de Hugo Motta.

Nos bastidores, circulam rumores de que Haddad poderia deixar o Ministério da Fazenda em 2026 para assumir a coordenação da campanha presidencial de Lula ou participar da formulação do plano de governo. O ministro não confirmou a intenção, mas disse que a decisão será tomada em conjunto com o presidente. Segundo ele, Lula ainda não o convidou para disputar cargo em São Paulo.

A crise do IOF escancara a fragilidade da articulação política do governo com o Congresso e pode comprometer projetos prioritários da Fazenda, como o próprio ajuste fiscal e a reforma tributária. Já no campo político, a possibilidade de Haddad deixar a equipe econômica reacende as discussões sobre o núcleo da campanha de uma eventual reeleição de Lula em 2026.

Aviso de Pauta | Jerônimo entrega viaturas para unidades especializadas da Polícia Militar nesta quinta (10), no Bonfim

Artigo anterior

Trump Media aciona Justiça da Flórida contra Moraes e amplia tensão entre EUA e Brasil

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Política